Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dia Internacional dos Arquivos


Toth, Tot, Tôt ou Thoth é o nome em grego de Djehuty ou Zehuti, um deus pertencente ao panteão egípcio, deus da sabedoria, um deus cordato, sábio, assistente e secretário-arquivista dos deuses.
Filho de Amon, marido de Maat. Era o escriba dos deuses, o deus da aprendizagem e da sabedoria relacionada com o culto, a magia, o sobrenatural.
É uma divnidade lunar (o deus da lua) que tem a seu cargo a sabedoria, a escrita, a aprendizagem, a magia, a medição do tempo, entre outros atributos. Era frequentemente representado como um escriba com cabeça de íbis (a ave que lhe estava consagrada). Também era representado por um babuíno. A importância desta divindade era notória, até porque o ciclo lunar era determinante em vários aspectos da atividade civil e religiosa da sociedade egípcia.
É por vezes, identificado com Hermes Trismegisto. Sua filiação ora é atribuída a Rá, ora a Seth. Refere-se também que era conselheiro de Rá.
Basicamente os ensinos de Thot chegaram à atualidade baseados em escassos
documentos que constituem o “Kabalion”, “A Tábua da Esmeralda”, “Pistis Sophia”, “Corpus Hermeticum”, e alguns outros papiros. Naturalmente que o acervo de ensinamentos de Thot estão contido em muitos outros documentos que foram preservados e mantidos sob a guarda de Ordens Iniciáticas. Tratam-se de documentos originais e cópias que foram preservados do incêndio da Biblioteca de Alexandria. Entre os documentos preservados existem aqueles que deram base ao desenvolvimento da Alquimia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário